Essas estimativas foram calculadas com base em salários enviados à plataforma Glassdoor por indivíduos que ocupam a posição de analista de dados no Brasil. Uma vez que a análise é realizada, o analista de dados deve comunicar os resultados de forma clara e compreensível para diferentes públicos, incluindo gerentes, executivos ou outros departamentos da empresa. Isso pode envolver a criação de relatórios, visualizações de dados, gráficos ou até mesmo a apresentação dos resultados em reuniões. O cientista é capaz de fazer análises de dados como o analista, por isso, esse é um possível caminho para quem quer planejar a carreira nesse segmento. Ambos os cargos, porém, exigem conhecimento em matemática e estatística, além de uma mentalidade analítica. Quando se trata de carreira na área de tecnologia, alguns termos e cargos se confundem, como analista de dados ou cientista de dados.
Engenharia de computação, análise e desenvolvimento de sistemas, banco de dados, física ou matemática (estas últimas exigem complemento em TI, posteriormente) são outras graduações que podem ajudar. Ela não tem tanta valorização como as outras duas nem remuneração tão alta, mas a possibilidade de crescimento profissional existe (entenda abaixo). Os analistas de dados também têm boa perspicácia em relatórios, habilidades analíticas e adotam uma abordagem proativa para entender os conjuntos de dados. Por fim, a https://www.noticiasdahora.com.br/cidades/outras-noticias/dominando-o-qa-tecnicas-e-ferramentas-para-testagem-de-software.html proposta contempla a inclusão de uma parcela do faturamento das empresas que atuam no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial no orçamento do FNDCT. Após compreender os requisitos, o analista de dados coleta os dados relevantes de várias fontes, como bancos de dados, sistemas internos, registros de transações, APIs ou até mesmo dados não estruturados, como mídias sociais e textos. Eles devem garantir a integridade e a qualidade dos dados, realizando uma limpeza e pré-processamento adequados.
Aprimoramento de Habilidades Técnicas:
Para cumprir suas responsabilidades, o profissional utiliza uma combinação de conhecimentos em estatística, matemática, programação e domínio de ferramentas e técnicas específicas. Eles são proficientes em linguagens de programação, como Python e R, e têm experiência em lidar com bancos de dados e sistemas de armazenamento de dados. Os Analistas de Dados são mestres em SQL e usam expressões regulares para dividir e organizar os dados. Com algum nível de curiosidade científica, os analistas podem contar uma história a partir dos dados. Um Cientista de Dados, por outro lado, possui todas as habilidades de um Analista de Dados com uma base sólida em modelagem, análise, matemática, estatística e ciência da computação. O trabalho desse profissional é muito complexo e exige conhecimento interdisciplinar.
- No Brasil, essa área está em constante evolução e, por isso, profissionais e empresas nem sempre têm uma visão clara sobre as diferenças entre analista de dados e cientista de dados.
- Muitos empregadores também preferem cientistas de dados com mestrado ou doutorado nesses assuntos.
- “Ele falou que engenharia seria mais interessante para mim, e que eu tinha feito um bom trabalho até aqui, me estimulando a migrar”, conta.
- Para concluir o curso, é obrigatório o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), podendo optar entre monografia ou um projeto prático.
É uma carreira promissora, pois está em constante demanda no mercado de trabalho. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a ter um pouco mais de clareza das diferenças entre analistas de dados e cientistas de dados. Lembre que essas são áreas em franca expansão e essas fronteiras ainda não são tão claras. Dessa forma, você pode buscar oportunidades de desenvolvimento, observar os tipos de vagas existentes curso de QA e entender qual caminho faz mais sentido para você. Na Formação Analista de Dados os alunos estudam análise na sua essência, aplicando na prática o conhecimento através de diversos projetos em 3 cursos completos que fazem parte da formação. Diversas técnicas de análise são explicadas em detalhes e a partir do zero, pois esta formação foi pensada para os iniciantes na área de análise de dados.
Qual é a diferença entre o analista de dados e o cientista de dados?
É aí que entra a discussão “analista de dados VS de cientista de dados” – os analistas de dados coletam todas essas informações, analisam-nas e depois lhe devolvem os resultados. O profissional também deve se familiarizar com o uso de ferramentas de análise de dados, como Pandas, NumPy, scikit-learn e Tableau, além das técnicas de aprendizado de máquina, como árvores de decisão, regressão logística, clusterização e redes neurais. Ao longo de todo o processo, o analista de dados deve estar atualizado com as últimas tendências e avanços no campo da análise de dados. Eles podem participar de treinamentos, conferências e ler artigos científicos para expandir seus conhecimentos e habilidades. Também é importante ter uma mentalidade analítica, curiosidade e capacidade de resolver problemas, pois a análise de dados muitas vezes requer a abordagem de desafios complexos. Já o Cientista de dados trabalha na criação de modelos de aprendizado de máquina e inferências estatísticas a partir dos dados tratados.
- Mas um cientista de dados consegue transformar tudo isso em números que podem ser importantes para diversos segmentos.
- Os cargos de analista de dados e cientista de dados podem parecer iguais para quem está fora da área, mas, na verdade, essas duas funções são muito diferentes.
- A dificuldade é bastante auto-explicativa – vamos dar uma olhada em quão difícil os trabalhos são quando comparados uns aos outros.